sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Como instalar o Pinpad Gertec PPC900, PPC910 e PPC920 (Windows e Linux)

Os mais conhecido no mercado, os PinPad Gertec PPC900, PPC910 e PPC920 são Pin pad para Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) ou soluções de pagamento proprietário como cooperativas e bancos. Abaixo segue o tutorial de como instalar esses pinpad da melhor forma possível:
A partir do Firmware  V1.06a os PinPad tanto USB quanto Serial já estão implementados no Windows XP ou superior quanto no sistema Linux, ou seja, não há necessidade de utilizar qualquer drive para instalação. Caso isso não ocorra, neste tutorial iremos mostrar o passo-a-passo de como instalar manualmente os Pinpad PPC900,  PPC910 e PPC920.

Instalação para Windows:

  • Conecte seu Pinpad USB/Serial e abaixe o arquivo: Driver - Gertec PPC9x0 (esse drive funciona para todos dos modelos);
  • Descompacte e abre o arquivo de instalação;
  • Abaixo segue as telas para o processo de instalação:


Clique em próximo (1) e marque o check box se concordar com os termos e em seguida clique em "Instalar" (2)

Aguarde a instalação ser concluída (3) e por fim clique em "Terminar" (4)


Verificar se a instalação foi concluída:

Para verificação da instalação do driver é preciso ir em “Painel de Controle”, “Sistema”, “Hardware”, “Gerenciador de dispositivos”, “Portas (COM & LPT)”, e visualizar uma porta COM descrita da seguinte forma: “PPC900 CDC USB-to- -Serial” e que não contenha algum ponto de interrogação amarelo.


Instalação para Linux:


  • Para a instalação do PinPad da Gertec USB verifique antes de iniciar esse processo, se as permissões do usuário para executar os comandos. Dê preferência usuário ROOT. 
  • Execute o comando:
    • [root@localhost /]# modprobe usbserial vendor=0x0ca6 product=0xa030 
  • Conecte o pinpad na porta USB e Execute o comando: 
    • [root@localhost /]# dmesg 
  • Será apresentada lista das mensagens do kernel. Verifique em qual porta foi direcionado o pinpad. 

"usb 2-2: new full speed USB device using ohci_hcd and address 3 usbcore: registered new driver usbserial drivers/usb/serial/usb-serial.c: USB Serial support registered for Generic usbserial_generic 2-2:1.0: Generic converter detected usb 2-2: Generic converter now attached to ttyUSB0 usbcore: registered new driver usbserial_generic"

  • Neste exemplo o PPC9x0 USB foi direcionado para a porta ttyUSB0. Para se comunicar com o PPC9x0 use o caminho /dev/. ( /dev/ttyUSB0 )


Verificar se a instalação foi concluída:

Para verificação a instalação do driver é preciso ir ao console e digitar o comando “dmesg”. Com isso irá aparecer informações sobre o kernel, uma das mensagens deve descrever sobre ‘Dispositivo USB encontrado’, as mensagens depende da distribuição Linux.

3 comentários:

  1. No caso do Linux Mint, foi necessário atribuir o usuário ao grupo "dialout", para permitir acesso à porta do pinpad:
    $ sudo usermod -a -G dialout NomeUsuario
    Reiniciar o Linux em seguida.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria saber quando terminar esse instalação se pinpad ppc920 tem alguma configuração específica para se feita, se tem algum setup na maquina pinpad para direcionar as vendas.

    ResponderExcluir
  3. Pra que servem as setinhas no pinpad PPC920?

    ResponderExcluir