segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

O que é e para que serve a Densidade dos Códigos de Barras (mil)?

Confira abaixo os parâmetros básicos de um código de barras, o que é um código de barras, seus tipos e como encontrar a distância mínima e máxima de leitura a partir da sua densidade dos códigos de barras. 

O que é um Código de Barras?

O Código de Barras é a representação gráfica de uma sequência numérica utilizada para identificar um produto. Tanto a representação gráfica (barras brancas e negras) quanto a numérica possuem o mesmo valor, assim, quando um código de barras está ilegível para um leitor, o operador pode digitar os números no sistema para obter o mesmo resultado ou pode usar um leitor de código de barras que irá ler as barras brancas e negras e irá converter a imagem (código de barras) em forma numérica, automatizando o processo de digitação.

Para mais informações: Saiba o que é o código de barras e sua importância.

Quais são os tipos de códigos de barras?

De forma geral, os códigos de barras se dividem em 2 grupos e os especiais:

1) Códigos de Barras 1D (Lineares): Códigos mais comuns, as clássicas barras brancas e negras que existem nos produtos. Existem diversos tipo de códigos lineares 1D como EAN, UPC, CODE e etc



* Para cada tipo de código de barras e dependendo do tamanho da informação contida, a relação de barras brancas e negras se alteram como pode ser visto entre o "Standard 2 of 5" em 13 mil para o Code 93 com a mesma densidade de 13 mil.

2) Códigos de Barras 2D (Bidimensionais): Mais recentes que os lineares, os códigos de barras 2D ou bidimensionais mais conhecido pelo tipo do QR Code, possuem capacidade maior de armazenamento de informações. Para esse tipo de código é necessário um leitor Imager (único capaz de ler em formato de área (2D) e não linha(1D)).

3) Códigos Especiais: Códigos como Boleto Bancário (FEBRABAN), DANFE, ISBN, GS1 geralemente são códigos do tipo 1D mas possuem informações diferentes dos padrões dos produtos. Por isso, são necessários configurações específicas e em alguns casos os leitores não estão áptos para fazer tal leitura, por isso, caso sua necessidade seja a leitura de um desses códigos é necessário confirmar com o modelo do leitor de código de barras se ele possui a capacidade de leitura desses códigos especiais. 

Exemplo código FEBRABAN (Boleto Bancário) do tipo 1D (linear) - código mais extenso que os outros códigos lineares, necessário leitor específico para realizar a leitura devido o excesso de informação.

O que é distância mínima e máxima de leitura (DOF)

Para cada tipo de leitor e para cada tipo de código de barras, terá uma distância mínima e máxima (DOF - Depth Of Field) em que o leitor conseguirá fazer a leitura. Abaixo, listamos 3 pontos que são necessários conhecer para ter noção do funcionamento.

1) Tipo de Tecnologia do Leitor de Código de Barras: No mercado de forma geral existem 3 tipos de tecnologia: CCD, Laser e Imager. Sendo o primeiro o mais simples e que a distância de leitura para um código de barras 1D é a menor (média de distância de leitura é  2cm até 20cm) enquanto que para o Laser e Imager essa distância é maior tento opções de alta performance chegando a distãncias de leitura acima de 1 metro.  

2) Luz, Contraste e Qualidade Impressão: Para a leitura de um código de barras é necessário que tenha uma boa iluminação no ambiente e um bom tom de contraste entre o preto e branco para que o leitor identifique corretamente as barras brancas e negras. Além disso, é necessário que a impressão tenha uma boa qualidade seja no papel ou na etiqueta pois, alguns leitores quando a impressão está falhanda, serrilhada e etc, terá dificuldades na leitura. 

3) Tamanho do código de barras: Quanto menor o código de barras, menor será sua distância máxima de leitura, ou seja, caso queira ler os códigos de barras com uma certa distância, é necessário encontrar o melhor equilíbrio entre o tamanho do código de barras e a distância requerida de leitura. Para distâncias maiores, terá mais influência do ambiente na leitura, por isso, como consta no item 2, é necessário verificar os pontos de Luz, Contraste e Qualidade de impressão para que não interfira na leitura.

O que é Densidade dos Códigos de Barras?

Os fabricantes de leitores de código de barras utilizam a medida "mils" para classificar a densidade do código de barras em relação ao seu tamanho para assim indicar uma estimativa das distâncias de leitura como pode ser visto na imagem abaixo como exemplo para o leitor Zebra DS2208.


Para mais informações: Qual é o tamanho Mil em polegadas/centímetros?

Como pode ser visto, para o código de barras Code 39 (1D linear) com densidade 10 mil a distância de leitura está entre 0cm - 33cm enquanto que para o QR Code (2D Linear) com densidade 20 mil está em 0cm - 28cm.

A densidade do código de barras irá depender do tipo do código, sua largura e a quantidade de informação presente nesse código.

Os fabricantes utilizam essa informação para que o cliente tenha uma noção antes de comprar ou no processo de configuração, qual será a densidade em mil para que ele tenha uma distância de leitura (range) determinada.

Como criar um códigos de barras a partir de sua densidade?

Caso necessite alterar o tamanho/densidade do seu código de barras para adequar a distância necessária de leitura, abaixo listamos duas formas em que é possível criar um código de barras baseado em sua densidade (mil).

BarTender: Software mais conhecido do mundo quando o assunto é criação de layout para etiquetas. Nele, ao criar um código de barras qualquer, nas própriedades do código em "Simbologia e Tamanho" é possível alterar a unidade de medida para "mils" e determinar o tamanho do código, como pode ser visto na imagem abaixo:


Online: Hoje, existem diferentes sites em que é possível criar o código de barras online e exportar como arquivo de imagem (jpg, png e etc) porém, nem todos possuem a capacidade de criar um código a partir da sua densidade. No momento, indicamos o site "barcode.tec-it.com" em que existe essa possibilidade quando selecionado o tipo do código de barras que deseja gerar, ir nas configurações (engrenagem) e em "Module Width Unit" alterar para "mils" e em "Module Width" alterar o valor da densidade conforme deseja e quando gerar o código basta baixar em seu computador. 

*Necessário verificar se o site ainda está disponível para ciração de código de barras.


Acesse: Barcode.tec e faça seu próprio código de barras



Nenhum comentário:

Postar um comentário